Forte de São Marcelo

forteSaoMarcelo02Nascida sob o signo da defesa, Salvador teve no Forte de São Marcelo um dos mais importantes pontos de proteção de seu porto. O forte foi alvo de ocupações e enfrentou batalhas decisivas contra os corsários que atacavam a cidade nos três primeiros séculos de colonização. Erguido em frente ao centro histórico da cidade, num banco de areia a 600 metros da encosta, o Forte chama atenção por ser o único de planta circular nas Américas, provavelmente inspirado na Torre do Bugio, em Portugal.

Inicialmente construído em madeira, foi edificado em alvenaria em 1623, portando 19 armamentos de defesa. Em 1650, começaram a execução de obras que lhe deram o tão peculiar formato circular. Em 1812, as últimas reformas finalizaram a formatação atual. Embora seu nome inicial tenha sido Forte de Nossa Senhora do Pópulo de São Marcelo era popularmente conhecido como Forte do Mar.

Ocupado pelos conquistadores durante a invasão holandesa de 1624, dele os inimigos dispararam balas incendiárias, aterrorizando os moradores soteropolitanos. Já na tentativa de ocupação liderada pelo holandês Maurício de Nassau, em 1638, o Forte teve papel decisivo para manter a esquadra do conquistador à distância.

O Forte de São Marcelo encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 23 de Maio de 1938, tendo se procedido à recuperação do cais de atracação em 1942. Entre 1965 e 1967, a Prefeitura Municipal do Salvador, sob orientação do Patrimônio Histórico, procedeu a alguns reparos.

No período de 1978 a 1983 foram procedidos alguns trabalhos de restauração pelo Iphan, visando a instalação do Museu Arqueológico do Mar, voltado para o modelismo naval e a arqueologia submarina, com acervo do Serviço de Documentação da Marinha e o apoio do 2º Distrito Naval – o que não se materializou. Por apresentar fissuras nas paredes, suas dependências internas foram novamente restauradas em 1989.

O cais de atracação foi recuperado no ano 2000, com a instalação de uma plataforma flutuante para comodidade de acesso de visitantes. Reaberto à visitação pública desde 12 de novembro de 2004, foi entregue à população em 2006, depois de requalificado, com atividades culturais, de lazer e de turismo.

Anúncios
Published in: on maio 10, 2009 at 2:02 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://patrimoniodesalvador.wordpress.com/2009/05/10/forte-de-sao-marcelo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: